Parceiros

“As mulheres e as raparigas são as primeiras afectadas pela pobreza, pelos conflitos e pelas consequências do aquecimento global. São as primeiras vítimas da violência baseada no género e sexual, o que muitas vezes as impede de circular livremente, trabalhar, disporem do seu corpo à sua escolha. É tempo do nosso mundo deixar de fazer das mulheres vítimas e finalmente dar-lhes o lugar que elas merecem, o de serem também líderes!”

Emmanuel Macron, Discurso na Assembleia geral das Nações Unidas, 25 de Setembro de 2018.

Bom dia a todas e a todos,

A igualdade entre mulheres e homens é uma prioridade para muitos países em todo o mundo e, para a França, é uma das condições necessárias para o desenvolvimento sustentável das nossas sociedades. 

É com a força desta convicção que a Embaixada da França em Moçambique concentra grande parte da sua acção na promoção da igualdade entre mulheres e homens, nomeadamente através da organização anual de um “mês da mulher” entre 8 de Março, Dia Internacional dos Direitos da Mulher, e 7 de Abril, Dia Nacional da Mulher Moçambicana. Este ano, optámos por mobilizarmo-nos juntamente com o Ministério de Género, Infância e Acção Social, associando os nossos parceiros institucionais e a sociedade civil em torno do tema dos direitos de saúde sexual e reprodutiva.

A acção da França é também visível a nível multilateral, com um ano 2021 particularmente denso em torno da preparação de Pequim +25, com a organização do Fórum Geração Igualdade em Paris em Junho próximo.

Neste contexto, é com grande satisfação que apoio a iniciativa Manas, que felicito pelo seu trabalho de sensibilização diária sobre os direitos das mulheres e pelo papel que desempenham como actores do desenvolvimento económico e social. A iniciativa Manas entendeu isso e a pandemia actual da Covid-19 dá-nos a confirmação todos os dias: a sensibilização do maior número de pessoas hoje em dia requer a utilização activa de redes sociais e virtuais

Boa leitura!

David Izzo,

Embaixador de França em Moçambique